CONEXÕES GROOVED - QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ?

em sexta-feira, 24 de abril de 2020

Novas tecnologias surgem constantemente, seja para aprimorar o que já existe ou para substituir algo obsoleto como aconteceu com os guias de ruas que foram substituídos por GPS. Isso também acontece no cenário da engenharia hidráulica, novas tecnologias vem para dar mais eficiência, tanto na elaboração de projetos como na execução. Uma dessas novas tecnologias muito empregada no mercado internacional, são as convexões GROOVED.



Muito empregado em instalações de combate a incêndio, rede de hidrantes, chuveiros automáticos, sistemas de bombeamento, irrigação e instalações que utilizam tubo rígidos em geral, porém como acontece com as novidades, elas surgem e junto trazem os questionamentos, quais as vantagens e desvantagens dessa tecnologia?

Vantagens:
- Execução: Sua tecnologia de vedação por anéis de borracha substitui soldas. O modo de unir barras ou conectar curvas vem através de um sistema de união por parafuso. Nesse contexto, as conexões convencionas ficam ultrapassadas ou obsoletas pois requer o uso de máquina de solda, confecção de rosca ou aplicação de algum tipo de cola. Logo as conexões GROOVED, otimizam o tempo de execução e mão de obra.
-  Manutenção: O tempo de vida útil é longo, porém, caso alguma vedação apresente vazamentos, sua manutenção é rápida e simples, bem como a substituição total da peça, sendo necessário apenas algumas chaves de aperto manual para realizar a manutenção.
-  Sustentabilidade: Como não utiliza rosqueadeira, elimina o uso de óleo ou água utilizado para resfriar o sistema de fundição da rosca. 
- Estética: Sua aparência é mais robusta, com formato maior e um visual mais confiável.

Desvantagens
 - Custo: Devido a importação do mercado internacional, o custo ainda é alto, sua produção no Brasil ainda não foi consolidada. As variações do dólar deixam as questões de orçamento muito frágil e inseguras para o cliente final.
- Aplicação: Para que os anéis de vedação tenha total eficiência, as extremidades dos tubos devem ser trabalhadas, com isso, ainda utiliza um pequeno torno para criar ranhuras. Em casos de manutenções de instalações já existentes, caso queira substituir as conexões convencionais por GROOVED, o processo se torna difícil e complexo, pois requer aplicação do processo de ranhura nos tubos já instalados, não sendo viável tecnicamente.
- Mão de obra: Mesmo que sua execução seja de forma rápida e prática, não quer dizer que não tenha suas peculiaridades. Ainda é difícil encontrar profissionais com experiencia em projetos hidráulicos utilizando esse material na execução. O mercado de ensino precisa evoluir com tal tecnologia.

As imagens a seguir são de uma obra realizada e gerenciada por mim, onde foram instalados aproximadamente 3 mil bicos de chuveiros automáticos, utilizando 100% GROOVED. Foi observado que o custo-beneficio ainda é vantajoso, principalmente em obras com curto prazo ou pequenas ampliações em rede já existente.








Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário