PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS

em segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ferramentas de apoio sempre são bem-vindas, seja para agilizar o trabalho no dia-a-dia ou para ampliar a qualidade dos projetos desenvolvidos. Quando falamos de dimensionamentos, logo entende-se a necessidade de calcular e revisar os cálculos e ajustar ate o ponto ideal, com isso a necessidade de ferramentas que possam realizar essas tarefas de modo rápido e controlado.
Nesse artigo, estamos apresentado uma planilha de calculo para redes de chuveiros automáticos ou sprinklers.


Instalação de chuveiros automáticos

Dimensionar essas instalações, requer vários processos de iteração para o equilíbrio hidráulico da rede, como também, vários processos de cálculos de perda de carga por trechos, gerando uma somatória de cálculos iguais. Assim, essa planilha tem como função, auxiliar o profissional projetista a ganhar mais agilidade nesses cálculos repetidos.
Atenção, para os inciantes na área de chuveiros automáticos, recomenda-se leitura e estudos sobre essa área, aqui fica nossa indicação de estudo e fonte técnica Instituto Sprinkler Brasil, uma organização de alto padrão e qualidade técnica, bem como, leitura da NBR10897/2014, IT 23, IT24 e NFPA13.

Link para a pagina do Instituto Sprinkler Brasil - Acesse o site e veja os matérias disponíveis, reportagens, artigos e noticias relacionados a sistemas de chuveiros automáticos.
https://sprinklerbrasil.org.br/

Lembrando, para os iniciantes na área de chuveiros automático, dados de projetos, aspectos e outros critérios técnicos devem ser observados na NBR 10897/2014, IT23 e NFPA13. 

LINK DA PLANILHA  - CORRIGIDA 

Um comentário , comente também!

  1. Prezados senhores,

    Para o ponto de equilíbrio, mudamos os dados da planilha. Como a vazão na tubulação principal não varia, como vai acontecer o equilíbrio?

    Agradeço,

    Jairo Araújo

    ResponderExcluir