PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS

em segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ferramentas de apoio sempre são bem-vindas, seja para agilizar o trabalho no dia-a-dia ou para ampliar a qualidade dos projetos desenvolvidos. Quando falamos de dimensionamentos, logo entende-se a necessidade de calcular e revisar os cálculos e ajustar ate o ponto ideal, com isso a necessidade de ferramentas que possam realizar essas tarefas de modo rápido e controlado.
Nesse artigo, estamos apresentado uma planilha de calculo para redes de chuveiros automáticos ou sprinklers.


Instalação de chuveiros automáticos

Dimensionar essas instalações, requer vários processos de iteração para o equilíbrio hidráulico da rede, como também, vários processos de cálculos de perda de carga por trechos, gerando uma somatória de cálculos iguais. Assim, essa planilha tem como função, auxiliar o profissional projetista a ganhar mais agilidade nesses cálculos repetidos.
Atenção, para os inciantes na área de chuveiros automáticos, recomenda-se leitura e estudos sobre essa área, aqui fica nossa indicação de estudo e fonte técnica Instituto Sprinkler Brasil, uma organização de alto padrão e qualidade técnica, bem como, leitura da NBR10897/2014, IT 23, IT24 e NFPA13.

Link para a pagina do Instituto Sprinkler Brasil - Acesse o site e veja os matérias disponíveis, reportagens, artigos e noticias relacionados a sistemas de chuveiros automáticos.
https://sprinklerbrasil.org.br/

Lembrando, para os iniciantes na área de chuveiros automático, dados de projetos, aspectos e outros critérios técnicos devem ser observados na NBR 10897/2014, IT23 e NFPA13. 

LINK DA PLANILHA  - CORRIGIDA 

4 comentários , comente também!

  1. Prezados senhores,

    Para o ponto de equilíbrio, mudamos os dados da planilha. Como a vazão na tubulação principal não varia, como vai acontecer o equilíbrio?

    Agradeço,

    Jairo Araújo

    ResponderExcluir
  2. Planilha simples demais. Não se consegue aprovar um projeto com esse tipo de planilha. Existem inúmeros outros fatores de cálculo que estão ausentes. Está no caminho, mas sugiro melhorar.

    ResponderExcluir