ISOMÉTRICA E SUA IMPORTÂNCIA NO DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO !

em quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Antes de qualquer dimensionamento hidráulico, o projetista deve verificar quais as informações a rede na qual será dimensionada, contem, como vazão, pressão, perda de carga, elevação, trechos de cálculo e outros pontos considerados. Para o dimensionamento das perdas de cargas, são necessário dados geométricos da rede, como metros lineares de tubos e quais tipos de conexões e equipamentos estão locados nessa rede, assim, surgir a necessidade de uma perspectiva isométrica adequada e clara pra desenvolver os cálculos.

Mas, o que é uma perspectiva isométrica? Existem outras perspectivas?

Para transmitir a ideia das três dimensões: comprimento, largura e altura, torna-se necessário o modo especial de representação gráfica: a perspectiva.

Existem diferentes tipos de perspectiva. Veja como fica a representação de um cubo em três tipos diferentes de perspectiva:


                                                                     CATAPAN 2016 

Perspectiva isométrica é o processo de representação tridimensional, eixos X, Y e Z. Colocando o objeto no ponto (0, 0, 0), os mesmos devem ser realizados em ângulos de 30º, construindo o desenho em perspectiva isométrica, conforme figura abaixo.



TUPY, 2006

Assim, utilizando uma boa isométrica, rica em detalhes e informações do projeto, torna se mais fácil o processo de dimensionamento da rede, reduzindo erros ou ausência de informações.

Veja exemplos de isométricas INADEQUADAS!!

 - ISOMÉTRICA COM LINHAS SOBREPOSTAS AS DEMAIS, DESORIENTADO O PROJETISTA.

- ISOMÉTRICA COM EXCESSO DE INFORMAÇÕES E DETALHAMENTO INADEQUADO.



Veja exemplos de isométricas ADEQUADAS!!

- ISOMÉTRICA COM DETALHES SUFICIENTES PARA DIMENSIONAMENTO.


- EXEMPLO DE ISOMÉTRICA INDUSTRIAL.


Bons projetos!!

BIBLIOGRAFIA
CATAPAN, Marcio Fontana. Apostila de Desenho Técnico. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016.



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário