COMPATIBILIDADE DE PROJETO - CHUVEIROS AUTOMÁTICOS.

em quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Compatibilizar projetos sempre foi um desafio na gestão de projetos, essas falhas quando não observadas ainda nas etapas de elaboração, podem resultar em custos elevados e retrabalhos. Para os projetistas iniciantes na área de projetos de incêndio, voltado aos sistemas de chuveiros automáticos, muito comum a visão voltada apenas para aos critérios da NBR 10987/2014, deixando outros pontos relevantes não analisados.

Nesse artigo, vamos apresentar um exemplo prático de como deve ser feito a compatibilidade das instalações de incêndio, chuveiros automáticos, com os demais projetos complementares, como no projeto de paginação do forro.

Entender o funcionamento dos bicos e de fundamental importância, para facilitar o compreendimento correto de como os bicos operam em uma situação real.

O primeiro passo para não cometer erros e entender qual a área de operação de um bico. Na figura 1, podemos observa a ilustração de um bico pendente spray, com cobertura padrão, observa se que o jato de água que sai do bico, forma uma espécie de “guarda-chuva”, onde na base da ilustração, temos uma área máxima que esse bico pode atender.

Figura 1 - Área de cobertura do bico

A NBR 10987/2014, na tabela 10, indica que para cada classificação de risco e método de cálculo, existe uma área de cobertura máxima que um bico pode atender.

Tabela 10 da NBR 10987/2014.

Vamos observar a área de cobertura do risco leve, aplicando o método de cálculo hidráulico, os parâmetros de dimensionamento, são; área máxima de cobertura de um bico pode ser de até 20,9 m², sendo a distância máxima entre bicos de 4,60 m e minima de 1,80 m.

Agora, vamos aplicar um exemplo prático!

DADOS DO EXEMPLO

Considere uma sala comercial, risco leve, ainda em fase de elaboração de projetos. Foram enviados os projetos complementares, onde o arquiteto responsável pelos projetos de interiores, indicou em seu projeto de paginação do forro, a instalação de forro tipo placa mineral, conforme imagem 2.

Imagem 2 - Forro de placa.

Na imagem 3, está indicado as dimensões da sala que vamos utilizar para o exemplo. Para esse projeto, será necessário a instalação de chuveiros automático, conforme legislação vigente.

Será considerado que trata se de um projeto de risco leve, onde será dimensionado a rede chuveiros automáticos por método de calculo hidráulico.

Imagem 3 - Layout da sala.

Observa se na imagem 3, que a sala tem dimensões de 8 m de comprimento por 6,25 m de largura. Para um raciocínio logico, dividimos a sala por simetria em ambas as direções, respeitando os limites máximo da área de cobertura de cada bico e espaçamento entre eles, resulta no seguinte layout indicado imagem 4.

Imagem 4 - Bicos indicados por simetria.

Nesse cenário, cada bico está cobrindo uma área de 12,48m², ficando dentro dos critérios da tabela 10 da NBR 10987/2014.

Mas, será que esse layout dos bicos, atendem por completo as reais condições do local?

Vamos verificar!!

Após esse lançamento prévio dos bicos, será necessário verificar os impactos que podem ser gerados sobre outros projetos, nesse caso o forro. Sobrepondo os bicos no projeto de paginação do forro, podemos verificar interferências no forro indicado.

Imagem 5 - Forro x chuveiros automáticos

Conforme observado, os bicos estão localizados fora do centro das placas, não sendo o ideal para atender questões estéticas da arquitetura do forro.

Devido a essa falta de compatibilidade estética, os bicos sofreram novos ajustes, sendo deslocados para o centro de cada placa, conforme 6.

Imagem 6 - Adequação com o forro e os chuveiros automáticos.

Após tais ajustes, foram observadas outro tipo de interferência, agora com relação aos parâmetros da NBR.

Os distanciamentos entre bicos passam ser outros, a distância entre o bico e a parede passa ser de 2,51 m, excedendo a distância máxima de 2,30 m, indicado pela NBR. Para que seja atendido, tanto a NBR e as condições do forro, serão necessários ampliar o numero de bicos, conforme imagem 7.

Imagem 7 - Ampliação do numero de chuveiros automáticos.

Conclusão

Atender apenas as distancias conforme a NBR 10987/2014, não quer disser que o projeto está 100%.

Inicialmente, atendendo apenas a NBR 10987/2014, teríamos 4 bicos, porém, após realizamos a compatibilidade do projeto com a paginação do forro do escritório, foi observado a irregularidade e ausência de compatibilidade com o forro, deixando os critérios estéticos inadequados para o tipo de uso. Assim, para atender tanto a NBR como real situação do projeto, foi necessário ampliar o número de bicos.

Análise técnica

Com esse novo layout, os bicos operam com áreas de coberturas menores, não utilizando ao máximo sua cobertura de operação, consequentemente, elevando o custo da execução. Veja que toda essa mudança, ocorreu devido a paginação do forro, buscando alinhar a estética com a segurança do local, mas, algumas alterações podem se verificadas junto ao arquiteto ou responsável pela paginação do forro.

Uma sugestão como proposta, seria a substituição do forro de placa por forro acartonado.

Nesse tipo de forro, não será necessário o posicionamento dos bicos em algum ponto centralizado ou algo do tipo, reduzindo o custo e otimizando ambos os projetos.

Bons projetos !!