COMO ESCOLHER OS HIDRANTES MAIS DESFAVORÁVEIS?

em segunda-feira, 20 de julho de 2020

Esta é uma dúvida muito comum na hora de decidir quais hidrantes são os mais desfavoráveis da rede e classificar os trechos de cálculo da.
Antes de tudo, precisamos observa a formula de Hazen-Williams!

Veja que a fórmula indica uma relação entre perda de carga a cada metro (J), multiplicado por comprimento total do trecho calculado. Para calcular a perda de carga por metros, devemos indicar um valor de vazão (Q), rugosidade do material utilizado (C) e diâmetro da tubulação (D). Qualquer um desses valores quando alterados, resulta em modificações na perda de carga, porém, em instalações de incêndio, no caso redes de hidrantes, os valores dos diâmetros e rugosidade são fixas, mas, as vazões sofrem alterações devidos a questões de equilíbrio hidráulico, chegando a um ponto que apenas as vazões são alteradas, vale ressaltar que isso não e uma regra.
Com isso, concluímos que, quanto maior a vazão deslocada em um trecho longo, maior a perda de carga total desse trecho, assim, para os hidrantes mais desfavoráveis, seria aquele que requer maior vazão, maior distancia e maior elevação.
Para uma melhor explicação e clareza desse assunto, veja nosso vídeo no YouTube, onde realizamos um exemplo pratico.

Link para o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCsSwkB664d2pk010rkiG0FQ

Bons projetos!