RESERVATÓRIO ELEVADO - CONTRIBUI PARA PRESSÃO NA REDE DE HIDRANTES?

em quarta-feira, 13 de maio de 2020

Sim, pode contribuir. Entretanto, o assunto sobre PRESSÃO DINÂMICA + ELEVAÇÃO, precisa ser entendido, essa combinação deve ser bem observada pelo projetista, antes da elaboração da rede de hidrantes e escolha do tipo de reservatório.
Pressão dinâmica, ocorre quando a água entra em movimento dentro da tubulação, isto é, ao entrar em movimento as perdas de cargas localizadas e distribuídas entram em ação durante o percurso do fluido, provendo energia negativa.
Assim, quem poderá contribuir com a pressão dinâmica, elevando essa energia positiva, será a elevação. Essa energia está disponível, precisa apenas ser indicada de forma correta.

Vamos ao exemplo!
Considere o dimensionamento de uma rede de hidrantes, tipo 2; vazão mínimo 150 lpm e pressão mínima de 30 mca para o hidrante mais desfavorável.
Após dimensionar a rede, conforme figura 1, o proprietário do empreendimento resolve confeccionar um reservatório elevado, entendo que esse tipo de reservatório, pode contribuir para elevar a pressão na rede de hidrantes. Ele solicita ao projetista a que altura o reservatório deve ser construído para que a rede seja isenta de sistema de bomba, isto é, o sistema vai operar apenas por gravidade.

Figura 1 - Memorial de cálculo inicial

Veja que no primeiro cálculo, na etapa de elevação, o trecho entre a bomba hidráulica e o reservatório (SB-SC), está indicando 0 m, isso significa que a bomba e o reservatório estão no mesmo nível, conforme figura 2.

Figura 2 – Bomba x Reservatório

Agora, indicaremos -30 m no memorial de cálculo, no trecho SB-SC, isto é, indicando que o reservatório será elevado para 30 m de altura com relação ao solo, conforme figura 3.

Figura 3 - Reservatório alterado

Conforme figura 4, veja que a altura manométrica fico 0 m.c.a, isso significa que não será necessário o emprego de bomba hidráulica, somente a elevação já atenderia as pressões requeridas.

Figura 4 - Novo memorial

Porém, surge a necessidade de verificar a viabilidade de execução, ou seja, vale a pena construir um reservatório a 30 m de altura? Quais os impactos na construção isso pode gerar? Na questão de custo x execução, vale a pena?
Essas questões devem ser avaliadas junto ao proprietário ou time técnico do empreendimento. Em alguns estados, como no Paraná, as pressões são menores (10 m.c.a), nessas situações, os reservatórios elevados podem ajudar!
Agora você está apto para disponibilizar esses argumentos técnicos e detalhes importantes sobre reservatórios elevados destinados a instalações de incêndio!

Bons projetos!