ODOR CONSTANTE NO BANHEIRO MESMO DEPOIS DE LIMPO? TALVEZ NÃO SEJA UMA QUESTÃO DE LIMPEZA!

em segunda-feira, 4 de maio de 2020

Se mesmo depois de lavar o banheiro o odor continuar persistindo no ar, talvez não seja uma questão de limpeza, sua instalação de esgoto pode estar com problemas de ausência de tubo de VENTILAÇÃO.
As instalações sanitárias não são apenas um amotando de tubos por onde escoa o esgoto, essas instalações tem funções importantes para a preservação da saúde e bem estar. Quando não bem elaboradas, apresentam patologias, quer seja por má execução ou por falha/ausência de projeto.



Entre os vários tubos e conexões, as instalações de ventilação tem por função, reduzir pressões internas ou vácuo na rede, gerado pelas descargas. Outra função de grande importância, é a liberação dos gases gerados na decomposição da matéria orgânica presente no esgoto. Os tubos de ventilação, direcionam esses gases para uma área adequada, liberando para atmosfera de forma eficiente.

Fonte: NBR 8160/1999

Quando essa ventilação é ausente na rede de esgoto, esses gases são liberados através de outras saídas, como ralos, sifões de pias ou lavatórios. Deixando o ambiente com odor, mesmo depois de limpo. Outro erro muito frequente, são as instalações fora da norma NBR 8.160, por questões de dimensionamento ou execução, não adianta colocar a saída do tubo de ventilação próximo de aberturas (portas ou janelas), que possam ter acesso ao interior da edificação ou obstruir a saída dos gases.
Verifique sua rede de esgoto, caso esteja faltando essa tubulação, solicite uma avaliação de um profissional habilitado, para adequar essa rede, dentro dos parâmetros e regras da NBR 8.160. Assim, sua limpeza será eficiente e seu banheiro cheiroso!!

Logo, postaremos uma videoaula completa, sobre como dimensionar os diâmetros dos tubos de ventilação em nosso canal do YouTube!







Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário