ENTENDA COMO INTERPRETAR CURVA DE BOMBAS - PASSO A PASSO

em segunda-feira, 20 de julho de 2020

Alguns profissionais ainda possuem grandes dificuldades em indicar os parâmetros técnicos que podem ser observados na curva de bombas. Nesse artigo, vamos realizar um passo a passo de como analisar esses dados.
Antes de tudo, você precisa ter os dados de cálculo da rede, como altura manométrica, vazão, e derivados do dimensionamento da rede em questão. Como forma didática, vamos considerar dados fictícios para o exemplo a seguir.
Suponha que sua rede de instalações hidráulicas, para realização uma determinada operação de bombeamento, solicite 46 m.c.a de pressão e 30 m³/h de vazão. Em uma busca rápida no mercado de bombas hidráulicas, encontramos a fabricante KBS e seu catálogo técnico de curva de bombas.
Para a escolha inicial, nota-se o gráfico principal de bombas hidráulicas, contendo todos os modelos. É adequado ter os parâmetros hidráulicos em mãos, projete nas linhas horizontais e verticais, as pressões e vazões, conforme figura 1. Observe que a barra vertical indica a pressão e a horizontal a vazão.

Na intersecção das linhas, temos o modelo da bomba 32-160 com 3.500 rpm. Nas páginas seguintes, vamos encontrar a ficha técnica desse modelo, conforme figura 2.

Agora, trace uma linha nas três tabelas dos gráficos, ligando todas as vazões. No primeiro gráfico, indique a pressão. Assim, observa-se a intersecção da linha do diâmetro do rotor 168 mm. Agora, projetamos para o último gráfico uma linha de intersecção, utilizando a vazão e o diâmetro do rotor indicado no primeiro gráfico.

Desse modo, será possível indicar a potência de bomba em hp e indicar o NPSH requerido.
Pronto, agora temos todos os dados com relação a bomba escolhida, modelo, rotor, rotação e NPSH requerido.

Bons projetos!