EFEITO VÓRTICE - O QUE É?

em terça-feira, 28 de abril de 2020

 Talvez você não conheça esse fenômeno pelo nome, porém, você já o presenciou na pia ou no lavatório da sua casa.




Ilustração: Gil Tokio
Fonte: Janaína Harada, 2018 

O que é efeito vórtice?
O efeito vórtice está ligado a variação de pressão atmosférica com a queda da pressão do líquido, ou seja, quando ocorre o escoamento do líquido em velocidade e ângulo diferentes de zero, em algum ponto da altura da lâmina de água, a pressão externa torna-se maior. Essa força, rompe a lamina de água formando um vazio, gerando um efeito em espiral, escoando no sentido do ponto de sucção, levando para a rede ar.
Na ilustração a seguir, observa-se seis tipos de formação de vórtice.



Fonte: J. Hydraul. Eng. 1984

Por que devo observar esse fenômeno no projeto hidráulico?
Em reservatórios técnicos sem reposição do abastecimento, como em reservatórios de incêndio, esse efeito deve ser considerado no dimensionamento. Caso o projetista não observe, o sistema de bombeamento de incêndio pode succionar ar para a rede, gerando perda de pressão, processo de cavitacão, vibrações, danos nas junções das conexões, em alguns casos, paralização total do sistema.

Como evitar?
É possível evitar a formação desse efeito, instalando um poço de sucção no reservatório ou dispositivo anti-vórtice no tubo de sucção. Na IT22 do Corpo de Bombeiros de São Paulo, encontra-se disponível instruções de como se fazer diversos tipos de poço de sucção, e orientações de como dimensiona-los.
Para esclarecer esse assunto de forma prática, a Escola Fire, elaborou um exemplo de como dimensionar o poço de sucção e como adequá-lo em reservatórios pré-fabricados!

Exemplo prático

1) considerando que o volume de água e diâmetro do tubo de sucção já foram dimensionados, sendo 8 m³ e diâmetro de 80 mm, onde será edificado um reservatório exclusivo para o sistema de hidrantes, com sucção lateral. Indique as dimensões que devem ser consideradas na confecção do reservatório.
Veja que na IT 22, no item – Reservatórios, contém essa ilustração e a tabela B.1, com base nessa tabela, vamos dimensionar o poço.
Na tabela B.1, indique o diâmetro de sucção!



Observa-se as dimensões A e B, respectivamente 310 mm = 30 cm e 80 mm = 8 cm. Na ilustração a seguir, será indicado a altura total do poço, sendo A + B + D, isto é, 0,30 + 0,08 + 0,08 = 0,50 m.
Para as dimensões da base, largura e cumprimento do poço, considere 6 x D, isto é, 6 x 0,08 = 0,48 m. Desse modo, as dimensões mínimas para o poço, será de 0,50 x 0,50 x 0,50, para não ocorrer o efeito.


Fonte: Instrução Técnica 22/ 2019  - Corpo de Bombeiros de São Paulo

Para reservatórios pré-fabricados, o projetista deve considerar apenas a altura da lâmina de água para o volume efetivo + altura da lâmina d`água do poço.



Em virtude de o reservatório já ser pré-fabricado não será possível construir o poço no interior do reservatório, assim, apenas a lâmina de água deve ser considerada, pois as dimensões da base já existem.
Lembrando que para cada tipo de tomada de sucção há critérios diferentes de dimensionamento!
Bons projetos!

Bibliografia
PADMANABHAN, M. e HECKER, G. E., 1984 – Scale effects in pump sump models. Journal of Hydraulic Engneering. Vol. 110, n.!!, p. 1540-1556.
CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO, 2019 -  Instrução técnica 22, Sistema de hidrantes e mangotinhos para combate a incêndio, São Paulo.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário