COMO CALCULAR A ELEVAÇÃO EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS!

em quinta-feira, 23 de abril de 2020

No momento de dimensionar as instalações hidráulicas ou de incêndio, surge a dúvida da regra de sinais na elevação geométrica entre os trechos de cálculo. Alguns projetistas consideram valores totais da elevação, sem observar o ponto de observação do trecho em cálculo, como também, indicam os sinais positivo e negativo de forma inadequada, superdimensionando ou subdimensionando a rede.
Assim, vamos verificar exemplos de como devem ser indicados os sinais, quais os valores dos desníveis que devem ser indicados, acabando com essa dúvida!

1    Exemplo 1 -  Temos um reservatório comum, utilizado para consumo de água fria residencial. Observa-se que a elevação considerada para o dimensionamento, foi apenas h, pois os valores de h1 e h2, são nulos, isto é, a energia disponível em h1, e igual a energia gasta no h2.

1    Exemplo 2 -   Já em uma instalação hidráulica com sistemas de bomba (rede de hidrantes, sistema elevatório e drenagem), os valores devem ser observados conforme os trechos considerados em cálculo. Note que na isométrica apresentada, contém os devidos trechos indicados (PA) e os dois hidrantes mais desfavoráveis. Observando o trecho (BOMBA – PA), o desnível seria de 6,40 m, no sentido oposto a gravidade, com isso, sinal positivo, acrescentando mais esforço na bomba. Agora, do trecho (PA – H2), o sinal é negativo, pois a gravidade já contribui para a descida da água ao H2, ou seja, retira esse esforço da bomba.

TEMOS AULAS VIA SKYPE, AO VIVO, UTILIZANDO O SEU PROJETO COMO EXEMPLO PRATICO E APOIO PELO WHATSAPP!!
ENVIAMOS MATERIAL DIDÁTICO !

CONTATOS: (11) 96510-6400 OU 96166-6227
E-MAIL: fire.projetosincendio@gmail.com

Nenhum comentário , comente também!